Bens Intangíveis
Serviços
Avaliação de empresas
A “Controle Avaliação de Ativos” elabora avaliação econômico-financeira de empresas, marcas e/ou negócios, utilizando metodologias apropriadas para cada situação — fluxo de caixa descontado (FCD) e avaliação relativa — com o objetivo de determinar o valor da empresa para as mais diversas finalidades.
Aplicação:
- Fusões e aquisições
- Avaliação de marcas
- Avaliação do Goodwill e ágio para combinação de negócios – CPC15
- Avaliação de investimentos, ações e cotas de capital
Importância:
- Visualizar o valor justo de mercado da empresa, facilitando negociações com instituições financeiras.
- Colocar ações ou quotas de capital no mercado a preços mais justos.
- Convergência das demonstrações financeiras aos padrões contábeis internacionais.
Serviços
Avaliação de marcas
A Marca pode ser definida como identidade da empresa, representando um dos principais ativos intangíveis. Através da Marca o cliente associa o produto ao fabricante e a diferencia dos concorrentes.
O valor da Marca, não pode ser medido somente pelos ativos operacionais registrados na contabilidade. O valor real de um negócio é sim, a sua capacidade de gerar a riqueza ao longo de sua existência!
Existem atividades onde a Marca representa o principal potencial de geração de caixa e consequente o valor justo do negócio. Assim, é interessante fazer uma avaliação da Marca registrada através da análise do potencial de geração de caixa do negócio avaliado.
Deve-se atentar para uma questão de suma importância quando se busca avaliar uma Marca. Como a Marca é um dos ativos intangíveis existentes na organização, o analista deve ter uma base forte de dados e valores que são: – Valor Econômico Gerado; – Valor dos ativos operacionais atualizados para que possa calcular corretamente o valor da Marca pela metodologia do FCD – Fluxo de Caixa Descontado, que é a metodologia mais aplicada e reconhecida pelo mercado atualmente.
Finalidades:
- Processo de Compra e Venda;
- Gestão da criação de valor;
- Licenciamento;
- Royalties;
- Fusão e Aquisição;
- Posicionamento;
- Estratégia e Marketing.
Serviços
Análise Econômico-Financeira
GBV – Gestão Baseada em Valor
Qual a diferença entre ANÁLISE ECONÔMICA e FINANCEIRA de empresas? Podemos concentrar a análise econômico-financeira de uma empresa em duas frentes:
- 1 – Análise Econômica – Que trata da qualidade dos investimentos para responder se os investimentos realizados em capital circulante e capital fixo apresentam um bom retorno.
- 2 – Análise Financeira – Que trata da capacidade de pagamento (liquidez) para responder se uma empresa tem capacidade de pagar seus gastos operacionais, investir, pagar dividendos e o serviço da dívida.
O que é GBV?
- – É um modelo de gestão onde a missão da administração consiste em criar valor para o controlador;
- – O “valor” é a principal medida de desempenho;
- – Os administradores são orientados para pensarem e agirem como se fossem controladores.
O que significa criar valor para o controlador?
Significa “deixar o controlador mais rico“. Fazer com que seus ativos (ações) valham mais do que o capital investido. Também pode ser entendido como a busca da “maximização do valor de mercado das ações/cotas de capital”.
Como medir a criação de valor para o controlador?
Calculando o Retorno Total do Acionista (RTA); É o retorno do controlador é medido pelos dividendos recebidos mais o ganho de capital num determinado período (1 ano, 2 anos, 5 anos, etc.); É uma métrica externa à empresa.
Como qualificar o RTA – Retorno Total do Controlador?
- 1 – Comparando com o mercado em geral (IBOVESPA);
- 2 – Comparando com as empresas concorrentes;
- 3 – Comparar com o custo de capital do acionista (CCA) que é a principal comparação.
No exemplo, se o CCA é de 20% ao ano, um RTA de 30% ao ano corresponde a um excedente de retorno de 10 pontos percentuais. Este excedente é o valor criado para o acionista.
Em resumo: somente se cria valor para o acionista quando o RTA supera o retorno mínimo esperado pelos acionistas (o CCA); O objetivo de a GBV á aumentar o RTA; A métrica escolhida para avaliar demonstrações financeiras deverá estar alinhada com o RTA (EVA, por exemplo).
Por que criar valor para o controlador é fundamental?
Para a empresa atrair recursos para novos investimentos; Recursos de bancos e acionistas. Quando o RTA for sistematicamente acima do CCA, os acionistas aceitarão aportar novos recursos na empresa e/ou receber menos dividendos e reinvestir mais lucros na empresa.
Quando se sabe se a GBV foi implantado com sucesso?
Quando a empresa cria uma dinâmica autossustentável de criação de valor para o controlador.
- 1 – Permanentemente novas oportunidades de investimentos são identificadas.
- 2 – As oportunidades de investimentos são avaliadas por uma métrica como o EVA ou o VPL para quantificar a criação de valor para o acionista.
- 3 – As oportunidades de investimento são implantadas e, se bem-sucedidas resultarão em incentivos para os administradores.
Quais os requisitos específicos para a implantação da GBV?
- 1- Compromisso explícito da administração;
- 2- Treinamento intensivo dos administradores;
- 3 – Seleção e implantação das métricas de avaliação;
- 4 – Incentivos (bônus) para os administradores;
- 5 – Delegação de poder aos administradores;
- 6 – Ajustes nos sistemas para geração de relatórios gerenciais;
- 7 – Identificação dos principais direcionadores de valor;
- 8 – Orçamento e planejamento estratégico integrados.
“Se o objetivo da administração é criar valor para o controlador/acionista, precisamos determinar o valor da empresa e monitorá-lo 24 horas por dia, 365 dias por ano, para observarmos se a criação de valor está ocorrendo.”
Serviços
Análise Financeira – Standard Template
Quando uma empresa poderá solicitar um Modelo Financeiro “Personalizado”?
- 1 – Para fornecer os grandes números que orientarão a elaboração do orçamento empresarial: vendas, margens, investimentos, estrutura de capital, etc.
- 2 – Para elaborar um Valuation qualquer que seja a finalidade: venda da empresa, compra de outras empresas, reestruração societária, IPO, etc.
- 3 – Para mostrar a capacidade de pagamento do serviço das dívidas para os credores em geral.
- 4 – Para mostrar aos sócios da empresa o potencial de pagamento de dividendos futuros.
As Características do Standard Template
- 1. “Montado” 100% personalizado às necessidades do cliente; O ponto forte do modelo financeiro está na fácil operação e na capacidade de realizar todos os tipos de análise financeiras desejadas pelo usuário e demandadas pelas circunstâncias.
- 2. Integra de forma tecnicamente perfeita o Balanço, DRE, Fluxo de Caixa, Indicadores Econômicos e Financeiros. Destacam-se o cálculo do EVA e do Valuation.
- 3. O próprio usuário aprende a metodologia para ter a autonomia de ajustar o modelo financeiro sempre que as circunstâncias recomendarem.
- 4. Incorpora todas as facilidades do Excel que melhorem a experiência do usuário.
- 5. Possibilita fazer análise what-if com respostas rápidas e confiáveis.
Serviços
Business Combination
Combinação de Negócios
Uma Combinação de Negócios, consiste na aquisição majoritária de sociedades com o intuito de crescimento e ou, a expansão de um empreendimento via investimento em outras empresas do mercado.
Investir em outras empresas pode ser uma maneira interessante de obter vantagem competitiva e crescimento acelerado no mercado.
Como todo tipo de negociação, as Combinações de Negócios seguem determinadas normas. No Brasil, elas são reguladas pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Por meio do pronunciamento 15 (CPC 15 – R1), fica definido como devem ser contabilizadas as operações de aquisição de controle societário, tais como:
- Alocação do preço pago
- Determinação de Mais Valia e Goodwill
- Procedimentos de reconhecimento e baixa de benefícios fiscais, que podem ser gerados nestas operações
Além disso, cabe à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), à Lei 6.404/76 e ao Código Civil, a normatização da negociação de M&A.
Já o IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), estabelece as normas contábeis para registro e transparência das informações geradas em uma negociação.
O que é Combinação de Negócios?
Nome dado ao ato de adquirir controle de um ou mais negócios. São quatro os principais conceitos envolvidos:
- a) Negócio: Consiste em submeter um determinado recurso a um processo integrado de atividades e de ativos que tenha a capacidade de gerar um produto que atenda às expectativas de seus investidores, proprietários ou membros e participantes;
- b) Adquirente: Empresa, organização ou qualquer ente que obtenha controle de outra empresa ou negócio;
- c) Adquirida: O negócio que é adquirido pelo adquirente por meio das Combinações de Negócios;
- d) Proprietário: Detentores de participação em uma sociedade.
Cabe ressaltar que uma Combinação de Negócios não depende de uma forma jurídica específica para que sua transação ocorra, sendo a essência econômica da transação sua parte fundamental.
Principais formas de obtenção de controle em uma operação de Combinação de Negócios:
- a) Através da transferência de caixa, equivalentes de caixa ou outros ativos;
- b) Pela assunção de passivos;
- c) Através da emissão de instrumentos de participação societária;
- d) Por meio da recompra de um número tal de ações próprias de forma que determinado investidor (o adquirente) acaba obtendo o controle sobre a adquirida;
- e) Concessão de direito de veto a não controladores.
Implicações do ágio fruto da Combinação de Negócios?
Quando falamos em ágio, estamos nos referindo a uma diferença de preços ou valores. No caso do ágio advindo da Combinação de Negócios, o mesmo se refere à parcela intrínseca do cálculo do mais-valia e goodwill.
O ágio quando obtido pela diferença a maior do Valor Justo e dos ativos imobilizados, com a respectiva soma de tais ativos, líquidos de depreciação, na escrituração contábil, é chamado de Mais-Valia.
Já o ágio obtido pela subtração do Preço de Aquisição, adicionado pelo Valor Justo das demais participações minoritárias, pelo Valor Líquido dos Ativos Identificáveis Adquiridos, é chamado de Goodwill ou Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura. A diferença positiva encontrada reflete a expectativa, a valores atuais, que o adquirente tem com relação à geração de caixa futura da adquirida.
Para contratar serviços de emissão de Laudo Técnico de Combinação de Negócios e como é realizado o trabalho de Avaliação, estamos à disposição para esclarecer dúvidas. Entre em contato conosco.
Serviços
Cálculo do Goodwill
O Goodwill é um valor excedente pago pela aquisição de uma empresa. Ou seja, quando uma companhia é comprada, em grande parte das vezes, o interessado paga um valor maior do que o valor que ela está valendo no mercado. Embora pareça estranho pagar um valor maior do que uma empresa vale do ponto de vista patrimonial, isso é perfeitamente plausível. Empresas possuem muito mais do que os próprios bens materiais. Existem ativos intangíveis que podem se valorizar muito, como a sua marca e até a posição que ela possui no mercado. Portanto, o valor da empresa pode ser bem superior ao seu valor patrimonial.
Calculando o Goodwill:
O Goodwill pode ser calculado de acordo com a fórmula a seguir:
Goodwill = P – ( A + L )
Onde:
- P é o valor pago pela empresa
- A é o valor justo do ativo
- L é o valor justo do passivo
Portanto, o Goodwill nada mais é do que a diferença entre o valor da compra menos o valor justo pelo ativo e passivo da empresa.
O Goodwill pode ser considerado o prêmio pago por um negócio.
Serviços
Gestão de Valor – EVA ® (Economic Value Added)
Gestão Baseada em Valor – Em um mundo globalizado, competitivo, no qual vivemos muitas coisas aparentemente grandiosas não agregam valor da forma que deveriam. Muitas empresas com um faturamento bastante expressivo algumas vezes não geram valor. Outras podem gerar lucro líquido alto, todavia também não agregam valor. Sendo assim, mais importante que Faturamento e Lucro Líquido em sua empresa é qual o resultado real em caixa e para o acionista.
Desta forma, a “Controle Avaliação de Ativos” pode auxiliar sua empresa a migrar de uma gestão por resultados contábeis para a Gestão Baseada em Valor. Proporcionando a sua empresa um panorama mensal através do EVA, EBITDA, Custo de Capital e DCF, bem como análise de lucratividade, rentabilidade, solvência, liquidez e endividamento.
Aplicação:
- Gerar resultado para o acionista;
- Analisar capacidade de liquidez e endividamento, rentabilidade, lucratividade, EVA, custo de capital;
- Auxiliar a empresa a gerar valor para o negócio;
- Auxiliar no Orçamento e Planejamento Estratégico.
Importância:
- Identificar a real situação econômico-financeira da empresa;
- Gestão Estratégica visando a perpetuidade do Negócio;
- Identificar a real lucratividade e rentabilidade da empresa.
Serviços
Direitos de Uso
Direito de Uso diz respeito a autorização do detentor de marca, patente, licença, processo industrial, ou de qualquer outro direito legalmente disponível, para terceiro. Quando há aquisição de direitos de uso, tais desembolsos devem ser contabilizados de forma específica. Os direitos de uso serão registrados em contas do ativo intangível, por tratarem-se de bens incorpóreos (CPC 04).